Você sabe o que é ciclo de vendas?
Já ouviu falar desse termo mas não sabe o que significa? O empresário Marco Antonio Carbonari vai explicar um pouco mais sobre o assunto para você que é novo no mundo dos negócios e ainda não conhece todo o vocabulário de conceitos específicos. Vem conferir mais informações sobre o assunto:
O que é ciclo de vendas?
Mais especificamente chamado de ciclo de vendas curto e longo, esses termos definem o tempo que foi utilizado para a prospecção do lead até o fechamento do negócio. Não existem regras sobre certo e errado porque cada empresa atua no seu próprio ritmo de vendas. O termo serve mais para dar nome a esse processo.
A empresa ir até o cliente ou o cliente procurar a empresa, não faz diferença no ciclo de vendas, explica Marco Antonio Carbonari. O início do ciclo de vendas vai acontecer nesse momento independente se a abordagem foi ativa ou passiva. O ciclo de vendas é um processo que dura várias etapas, desde o contato com o consumidor até a concretização da venda.
Quais etapas tem o ciclo de vendas?
Prospecção e primeiro contato
Trata-se do momento de busca por consumidores que demonstram interesse nos serviços e produtos oferecidos pela sua marca. O primeiro contato pode ser realizado através de inúmeros canais como endereço de e-mail, telefones, interação via redes sociais, formulários e outros canais de contato que a empresa possuir.
Qualificação e apresentação da proposta
Esse é o momento de identificar quais leads estão realmente interessados nos serviços da empresa e podem ir para as próximas etapas de venda, explica Marco Antonio Carbonari. É aqui que acontece a apresentação mais detalhada sobre os serviços e produtos e como a marca pode ser útil para o consumidor.
Fechamento e pós-venda
O fechamento é o momento em que a venda é efetivamente realizada e tudo foi concluído. O pós-venda trata-se do estreitamento de laços com o cliente a fim de mantê-lo na base de contatos para possíveis novas vendas. É nessa hora também que pode ocorrer a fidelização do cliente. Siga as dicas de Marco Antonio Carbonari para alavancar as vendas do seu negócio.