Joni Ricardo Fernandes Duarte indica cinco dos carros esportivos clássicos mais almejados
Você sabia que os carros esportivos clássicos são aqueles que conquistaram o topo das vendas por muito tempo e ainda fazem sucesso? Joni Ricardo Fernandes Duarte, empresário e entusiasta de veículos, considera esses automóveis como ícones que, mesmo após décadas, ainda são muito prestigiados pelos amantes de carros.
O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte compreende que, mesmo que a indústria automotiva tenha avançado significativamente nos últimos anos, expondo novos modelos no mercado, alguns carros esportivos clássicos são insubstituíveis e icônicos até mesmo para a própria indústria. E esse saudosismo fez com que muitos procurassem oportunidades de compra desses veículos, para suprir o prazer de dirigir e ter posse dos clássicos.
Assim, o mercado de carros esportivos clássicos segue se movimentando pelo mundo, trazendo alguns modelos de volta às ruas. Confira, a seguir, alguns deles:
Lamborghini Miura
A primeira da lista de carros esportivos clássicos é a Lamborghini Miura é produzida em três versões — P400, P400S E P400Sv. O Miura foi o primeiro supercarro da marca, com motor de mais de 300cv e o mais veloz de sua época (1967 – 1973). A potência desses carros é tão significativa que, por exemplo, O P400 Sv ia de 0 km a 100 km em 6,5 segundos.
Porsche Speedster 356
Segundo o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, esse foi o primeiro modelo da marca que, apesar de ser reconhecida pelo 911, também tem o 356 como parte de sua história. O Speedster 356 é um cupê de duas portas — conversível ou não — com velocidade máxima entre 140 km e 170 km, a depender do modelo. Sua produção foi encerrada em 1965, com a chegada do Porsche 911.
Mercedes 300 SL
Também conhecido como “asa de gaivota”, o Mercedes 300 SL possui a estrutura de chassi tubular do tipo space frame, elevado nas laterais e, por isso, não admitia portas convencionais. Foi o primeiro carro esportivo clássico do mundo com motor de injeção de gasolina e sem carburador. Sendo um dos ícones da montadora, atinge até 260 km de velocidade máxima.
Ferrari 250 GTO
A Ferrari 250 GTO é um dos modelos mais populares da montadora, sua sigla em italiano significa “Gran Turismo Omologata”. De acordo com o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, isso indica que todos esses modelos eram produzidos para a pista, apesar de também serem utilizados nas vias públicas. Por ser de corrida, o modelo de luxo apresenta alto desempenho, com alcance de até 280 km de velocidade máxima.
Jaguar E-Type
O último da lista de carros esportivos clássicos indicada pelo empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte é o Jaguar E-Type, um veículo considerado um entre os mais bonitos de todos os tempos. Foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra, em 1961, se destacando por ser o primeiro modelo a utilizar conceitos avançados da aerodinâmica. Em sua estreia, o motor apresentou 3.8 de seis cilindros em linha, e sua marca ultrapassa os 240 km de velocidade máxima.