Curiosidades: Cristina Mosolf explica porque viajar cansa
Se você ama viajar, mas não desanima só de pensar nas horas de viagens que precisará enfrentar, este artigo é para você. A empresária Cristina Mosolf gosta de entender os porquês de tudo e, por isso, explica neste artigo os motivos pelos quais nós ficamos cansados logo após uma longa viagem.
Em primeiro lugar, a empresária comenta que é realmente uma questão a ser pensada o fato de que nos cansamos simplesmente por ficarmos parados, afinal quando viajamos, ficamos, na maior parte das vezes, três ou mais horas apenas sentados, seja no avião, carro ou ônibus.
No entanto, Cristina Mosolf comenta que apesar de essa questão não fazer sentido quando nos perguntamos em voz alta, há uma explicação muito boa para isso, a qual toma como responsável o nosso cérebro. Esse órgão é, de longe, um dos mais importantes do corpo humano, afinal, é o computador que controla nossos pensamentos, sentimentos, movimentos, olhares e todo restante.
Na prática, a empresária explica que quando viajamos, o automóvel em que estamos é obrigado a acelerar, desacelerar, fazer curvas, subir e descer ladeiras. Além disso, a qualidade do automóvel, assentos e estradas também são fatores que influenciam muito.
Desse modo, Cristina Mosolf explica que nosso corpo fica em constante movimento e nosso cérebro que o mantém “de pé”. Isso porque ele envolve nossos músculos enquanto os mesmos se movimentam de forma constante, a fim de que nos mantenhamos firmes e com a postura adequada.
Sendo assim, a empresária explica, por fim, que são esses fatores que nos deixam cansados após percorrer uma longa viagem de carro, ônibus e até mesmo avião. Além disso, por estarmos próximos de desconhecidos e longe de casa, nos mantemos em estado de alerta, que não é o estado natural da nossa mente, o que acaba causando, também, essa exaustão mental.