Quem é e como se comporta o consumidor 4.0?
O consumidor 4.0 é mais crítico e informado, ele quer ter certeza da qualidade do produto que está adquirindo. Saiba como agradar esse consumidor e tenha todos os outros! Para esse desafio, convidamos o renomado empresário Márcio Alaor de Araújo para comentar sobre perfil de consumo e qual é a chave para conseguir vender para clientes cada vez mais exigentes.
O advento da Internet possibilitou uma democratização do acesso à informação para os usuários, por isso, em geral, os consumidores estão mais conectados e exigentes, pesquisam e comparam produtos, como preço e qualidade. Dessa maneira, com a transformação digital, os consumidores possuem a informação na palma da mão, por isso, é imprescindível que os fornecedores e empresas estabeleçam critérios altos de qualidade.
São mais conscientes
O empresário Márcio Alaor de Araújo ressalta que o consumidor 4.0 é mais consciente socialmente, dessa maneira, entre dois produtos que ofereçam as mesmas funcionalidades, o consumidor 4.0 irá optar pelo produto pertencente a uma marca com responsabilidade social, atendendo a demandas sociais, como programas de educação ou sustentáveis. Desse modo, Márcio Alaor de Araújo enfatiza que é importante acompanhar essas tendências.
Possuem alto engajamento
Além disso, vale ressaltar que hoje em dia as redes sociais possuem um papel importante nas interações sociais, desse modo, suprir as expectativas de um consumidor exigente é essencial para criar uma espécie de buzz marketing! Por isso, invista na experiência do cliente e, sobretudo, no atendimento, seja ele online ou presencial.
Dicas importantes para atender as expectativas do consumidor 4.0
Márcio Alaor de Araújo ressalta a importância de manter uma boa e marcante presença online. Dessa forma, estabeleça assiduidade das postagens e relacionamento com seu público, seja inovador e se reinvente sempre. Ademais, uma dica valiosa é de investir na identidade visual da sua marca, esse é um ponto importante em relação ao público alvo e em como ele enxerga a marca e seu branding.