Museus para conhecer em Salvador, Bahia
Ao viajar para um destino como a capital baiana, em muito se pensa nas praias, culinária e turismo que se pode fazer pela cidade. Contudo, o empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui indica um passeio e mergulho pela cultura da Bahia através da ida a alguns museus em Salvador. Confira a lista dos locais:
Museu Afro-brasileiro
Contando com um acervo de mais de mil peças entre esculturas, vestimentas, gravuras e utensílios da cultura africana e afro-brasileira, o Museu Afro-brasileiro é recomendação de Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui por tratar da importância da cultura africana para a formação histórica e cultural do Brasil. O museu faz parte da Universidade Federal da Bahia e atua como fonte e coleta de informações para a preservação dessa história e cultura.
Museu de Arte Moderna da Bahia
Localizado na Baía de Todos os Santos, o Museu de Arte Moderna da Bahia foi inaugurado em 1960. Ele é indicação do empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui por conter um acervo gigante de esculturas, fotografias e pinturas, além de grandes obras da arte brasileira feitas por artistas de nomes como Tarsila do Amaral e Candido Portinari.
Palacete das Artes
O Palacete das Artes é um museu localizado em um casarão construído em 1912, possui o acervo fixo do escultor Auguste Rodin. Além disso, o museu recebe diversas exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais, a indicação de Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui para visitarem esse museu é feita também por ser um passeio gratuito e de ótima qualidade.
Memorial das Baianas
Não há como falar de Salvador sem pensar no bairro do Pelourinho, e lá há o Memorial das Baianas, museu fundado pela Associação das Baianas do Acarajé e do Mingau (ABAM) com intuito de preservar as origens do candomblé e de enaltecer o ofício gastronômico e cultural transmitido através das histórias dessas mulheres que, graças a essa cultura, puderam se inserir no mercado de trabalho. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que o espaço conta com vestimentas, adereços, instrumentos gastronômicos e artesanatos que contam a história e seu encaminhamento nos dias de hoje.
Museu Tempostal
Por fim, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que Salvador é uma cidade que abrange museus com diversas temáticas para se conhecer. Um desses é o Museu Tempostal, trata-se de um espaço com acervo de mais de 50 mil peças que te convidam a fazer uma viagem no tempo, entre o final do século XIX e parte do século XX, através de fotografias, cartões postais e estampas. Assim, é possível visualizar um pouco da história da Bahia Antiga.