Especialização no Direito: o que considerar antes de realizar a escolha?
Se você é um advogado que deseja se destacar no mercado, escolher uma especialização é muito importante, certo? Para o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, especialista com cerca de 30 anos de experiência, a especialização é uma alternativa excelente a todo profissional que deseja atrair clientes, se tornar referência e ter uma valorização em seus honorários.
Entretanto, uma especialização na área de Direito requer algumas análises estratégicas para assegurar que esse é o caminho que se deseja seguir e que é chegado o momento ideal. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior considera a avaliação pessoal como critério primordial para o momento de escolha.
Mas, afinal, o que seria a avaliação pessoal na escolha de uma especialização?
A avaliação pessoal é uma análise de sua disponibilidade, objetivo e momento profissional atual. Esses critérios são, na percepção do advogado criminalista José Pedro Said Júnior, determinantes para escolher uma especialização na área jurídica. Quer entender o porquê disso? Então, confira o restante deste artigo!
O momento profissional
Antes de definir uma área para se especializar é importante considerar o momento profissional no qual se encontra. Isso porque, muitos advogados acreditam que é mais prático correr com a especialização após a graduação, o que leva a uma falta de experiência prévia na área. Na visão do advogado criminalista José Pedro Said Júnior, é ideal ter uma vivência na advocacia para assegurar que a escolha de curso e especialização estão adequadas.
Objetivo de carreira
A especialização permite que o advogado tenha uma expansão de conhecimentos em uma determinada área, e para escolher qual caminho segmentar, é fundamental que este esteja alinhado com seu objetivo de carreira. Assim, mais do que escolher uma área de tendência ou crescimento do ramo, é preciso selecionar aquela que, com conhecimento específico, levará você ao alcance de seus objetivos.
Disponibilidade
Por fim, o advogado criminalista José Pedro Said Júnior reforça que uma especialização requer dois fatores indispensáveis: tempo e dinheiro. Por isso, avalie se você tem disponibilidade para ambos os recursos antes de se matricular em um curso de especialização. Além disso, é preciso também, neste processo, avaliar a instituição de ensino, grade horária e professores com os quais deseja realizar sua especialização.