Como fazer e onde alocar sua reserva de emergência
Fazer uma reserva de emergência é essencial para controlar os gastos e prevenir adversidades, desse modo, o empreendedor, especialista em finanças, Marcio Alaor de Araujo, ensina como fazer uma reserva de emergência e onde manter esse dinheiro alocado. Leia o artigo e saiba como:
Diante de contratempos como acidentes, questões médicas, objetos quebrados ou quaisquer adversidades que podem comprometer sua saúde financeira, utilizar o recuso de reserva emergencial garantirá maior estabilidade financeira, gestão e, sobretudo, tranquilidade, segundo Marcio Alaor de Araujo, por isso, o empresário fala o passo a passo para criar uma reserva emergencial.
Organize as finanças
Em primeiro lugar, é necessário organizar as finanças de forma que haja um controle financeiro em relação às entradas e saídas. Marcio Alaor de Araujo afirma que muitas pessoas não possuem a organização ideal porque fazem dívidas sem analisar seus recursos, sem contar o medo de checar a fatura e colocar no papel todos os gastos.
Desse modo, Marcio Alaor de Araujo aconselha demarcar de forma meticulosa todos os gastos, variáveis ou não, para que assim haja maior controle e, dessa forma, possa partir para uma outra etapa: cortar os gastos desnecessários
Mude sua mentalidade sobre como utilizar o dinheiro
O empresário Marcio Alaor de Araujo explica que o melhor é comprar produtos à vista, pois há descontos e não há endividamentos. Desse modo, saiba utilizar o cartão de crédito para adquirir produtos de forma que não comprometa sua saúde financeira.
Onde deixar a reserva de emergência?
O empresário Marcio Alaor de Araujo recomenda manter seu dinheiro em um ativo que traga rentabilidade, que tenha liquidez diária e que tenha o FGC, fundo garantidor de crédito. Um ativo de renda fixa possui baixa rentabilidade, porém rende mais que a poupança, além disso, liquidez diária significa que você pode sacar quando quiser, no caso de emergências.