O Futuro da Cabotagem no Brasil: Desafios e Oportunidades
A cabotagem, que envolve o transporte de cargas e passageiros entre portos do mesmo país, é uma prática antiga no Brasil, datando desde a colonização. Este modal é crucial para a movimentação de mercadorias, conectando diversas regiões e promovendo a integração nacional. Apesar de suas vantagens, como segurança e menor impacto ambiental em comparação ao transporte rodoviário, a cabotagem ainda enfrenta um crescimento modesto no país.
Uma das principais vantagens da cabotagem é sua eficiência em percursos longos, algo comum no Brasil, que possui extensas distâncias entre cidades e estados. Além disso, esse modal é mais competitivo e menos poluente, apresentando uma taxa de acidentes significativamente menor do que o transporte rodoviário. No entanto, a infraestrutura logística do Brasil ainda é deficiente, com problemas recorrentes como caminhões atolados e filas nos portos.
O transporte aquaviário é essencial para a economia brasileira, com a movimentação portuária alcançando 1,303 bilhão de toneladas em 2023, o maior volume já registrado. A cabotagem, embora represente menos de 11% do total de transportes, tem mostrado sinais de crescimento, com 3,4 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas transportadas em fevereiro de 2024.
Empresas de grande porte, como a ArcelorMittal, utilizam a cabotagem para otimizar suas operações logísticas. Embora o tempo de transporte por navio seja maior do que o rodoviário, a capacidade de carga total em um único embarque compensa essa diferença. A eficiência energética da cabotagem é notável, sendo 29 vezes superior ao rodoviário, além de emitir significativamente menos gases poluentes.
As perspectivas para o futuro da cabotagem são otimistas, especialmente com a entrada de novos players no mercado. Antes da pandemia, o setor crescia a uma taxa anual de 10%, mas a crise global resultou em uma desaceleração. A expectativa é que, com a recuperação econômica, o crescimento retorne, embora de forma mais moderada, em torno de 5% para o ano.
A promulgação da Lei nº 14.301/2022, conhecida como “BR do Mar”, representa um marco importante para a cabotagem no Brasil. Essa legislação visa aumentar a competitividade do transporte marítimo, permitindo que empresas operem sem a necessidade de ter uma frota própria, o que pode facilitar a entrada de novos operadores no mercado.
A implementação da “BR do Mar” é vista como uma oportunidade para melhorar a qualidade e a oferta de serviços de cabotagem, além de fomentar a indústria naval nacional. No entanto, o sucesso dessa iniciativa depende de uma regulamentação eficaz e do engajamento de todos os envolvidos no setor.
Em suma, a cabotagem no Brasil possui um potencial significativo para se tornar um pilar fundamental na matriz de transporte do país. Com investimentos adequados e uma abordagem estratégica, é possível não apenas aumentar sua participação no mercado, mas também contribuir para uma economia mais sustentável e eficiente.