Maça: saiba mais sobre o seu valor nutritivo e seus benefícios para a saúde
Certamente, você já deve ter escutado que a maçã faz bem para a saúde, mas você sabe o porquê desse alimento ter tantos benefícios? O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez menciona que essa fruta é uma das principais que compõem a mesa dos brasileiros, uma vez que esta inserida no grupo de superalimentos. Pensando nisso e na importância de consumir maçãs, confira abaixo os principais benefícios dessa fruta para o bom funcionamento do nosso organismo:
- Diminui o colesterol
É estimado que uma maçã média, possui 4g de fibra. Como menciona o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, a fruta é composta por pectina, um tipo de fibra solúvel — substância esta que vem sendo associada por especialista com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Mas como essa redução é possível? A pectina acaba por bloquear a absorção de colesterol, fazendo com que o corpo o utilize, invés de armazená-lo.
- Auxilia na saciedade
A maçã contribui muito para a sensação de saciedade no nosso organismo, uma vez que a presença de fibras auxilia nesse processo, não sendo necessário consumir muitas calorias. Esse processo de saciedade acontece, pois as fibras são compostos mais demorados para serem digeridos no nosso corpo, pois são matérias complexas, diferente das matérias simples como açúcar e cereais refinados que possuem mais facilidade de digestão.
- Auxilia no emagrecimento
Caso você não saiba, a parte da maçã que concentra a maior quantidade de fibras é a sua casca, na qual muitos não gostam e retiram ao consumi-la. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, explica que a casca dessa fruta possui um componente denominado ácido ursólico, que possui relação direta com o combate à obesidade. Conforme estudos recentes, esse processo ocorre pois esse componente aumenta a queima de calorias, além de auxiliar no processo de massa muscular e desenvolvimento dos músculos.
- Previne problemas respiratórios
Pouco se fala sobre esse benefício e muitas pessoas desconfiam dele. Todavia, conforme mencionado na revista Heath, estima-se que consumir cinco maçãs diariamente pode auxiliar na melhora da função pulmonar. Isso ocorre, como cita o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, por conta do antioxidante chamado quercetina encontrado na fruta. Além disso, grávidas que optam por esse consumo, são menos propensas a terem bebês com asma.