Qual a importância e benefícios de incluir idosos na tecnologia?
Não é novidade ao mundo contemporâneo que as pessoas estão cada vez mais inseridas na tecnologia. No entanto, Márcio Alario Esteves reforça que há ainda, uma exclusão muito grande de parte da população, especialmente quando se fala da população idosa. Por essa razão, o empresário explica a importância e os benefícios de incluir idosos na tecnologia.
Por que incluir idosos na tecnologia?
Atualmente, a internet faz parte da rotina da maioria das pessoas ao redor do mundo, dessa forma, quem não sabe utilizar a tecnologia a seu favor, acaba ficando para trás. Pensando nisso, as pessoas da terceira idade querem, cada vez mais, se habituarem às novas tecnologias, uma vez que as mesmas possibilitam a elas um contato maior com o mundo exterior, seja na hora de falar com um ente querido, seja na hora de lidar com emergências.
Benefícios de incluir os idosos na tecnologia
O empresário Márcio Alario Esteves explica, no entanto, que essa inclusão não é boa apenas para que essa parcela da população se sinta mais à par do mundo, mas é boa porque também contribui em benefícios para saúde, tais como:
- Mente ativa
Quando um idoso passa a lidar com a tecnologia, ele tem que estar em constante adaptação, uma vez que a mesma muda muito rapidamente. Isso quer dizer que todos os dias ele aprenderá algo, de alguma maneira, o que contribuirá para uma atividade mental maior.
- Entretenimento
Assim como para o restante do mundo, a tecnologia também entretém idosos, seja através dos vídeos do TikTok ou Youtube, seja através da interação em outras redes sociais, tais como Facebook e Instagram. Não somente, o uso da tecnologia proporciona a eles um contato maior com a família e amigos, graças às trocas de mensagens, áudios e até mesmo, às chamadas de vídeos, explica Márcio Alario Esteves.
- Contato virtual com aqueles que se ama
Por último, mas não menos importante, o empresário comenta, ainda, que o contato com entes e amigos queridos por meio da internet faz bem à saúde mental dos idosos, uma vez que filhos, netos e outros parentes não podem se fazer muito presentes do dia-a-dia, seja por seus afazeres profissionais, seja por seus afazeres escolares.