Compreenda o impacto da pandemia do Corona vírus na indústria farmacêutica
Deve ser evidente para você que a pandemia de 2020 impactou diversos setores da indústria, sendo o principal deles o farmacêutico. Na visão de Manoel Conde Neto, empresário e proprietário da Farma Conde, a pandemia impulsionou fortemente a indústria farmacêutica no Brasil, uma vez que o país segue na quinta posição no ranking de desenvolvimento global.
Por isso, se você deseja compreender melhor a relação da pandemia com a indústria farmacêutica, acompanhe a leitura deste artigo. É inquestionável, que com a pandemia do Coronavírus diversos aspectos sociais e econômicos passaram a ser melhor analisados. Como pensa o empresário Manoel Conde Neto, esse contexto histórico atual possibilitou visualizar a forte dependência brasileira em relação à importação de insumos para a produção de medicamentos.
Como se sabe, a logística no Brasil, principalmente no setor do transporte, se mostra muito complexa e consequentemente encarecida, o que está diretamente relacionado com o alto custo dos medicamentos nas farmácias e drogarias. Para o proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, o alto índice de casos e mortes com o vírus fez com que a necessidade de melhorias no ramo da farmácia fosse acelerada, visto que o Brasil estava passando por problemas com transações internacionais e com a produção da vacina.
Diante desse contexto, é válido mencionar que cerca de 90% dos insumos usados para a produção de medicamentos no Brasil, são provenientes especificamente da China e da Rússia. Sendo assim, com a pausa na produção por parte desses países, a produção passou a ser reduzida, além de que setores como a logística fizeram com que mais dificuldades fossem enfrentadas, restando apenas a compra internacional que por sua vez disparou o preço dos produtos.
Entretanto, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, o impacto na indústria farmacêutica também se mostrou presente no que tange à adesão por tratamentos terapêuticos. Isso porque, o cenário pandêmico teve como ponto principal o isolamento social, que como você deve ter notado, interrompeu os acompanhamentos médicos cotidianos por receio do contágio pelo vírus. Todavia, no início da pandemia houve uma equiparação de custos, haja vista que a produção nacional de medicamentos se mostrou crescente.
Você imaginava que o ramo farmacêutico teria esse impacto todo? A ampla indústria farmacêutica, com a situação pandêmica atual, se mostra crescente principalmente no que cerne a alta produção de medicamentos genéricos, que por vezes estão sendo cada vez mais comercializados pelos pacientes. Sendo assim, o contexto atual se mostra favorável ao ramo, porém instabilidades econômicas mundiais tendem a modificar esse cenário.